domingo, 18 de janeiro de 2009

Tomate de Ouro


Não. Isso não é uma premiação semelhante ao "Framboesa de Ouro", criado para "agraciar" os piores filmes do ano. Pelo contrário. O "Golden Tomato" talvez seja a premiação mais justa a ser entregue aos melhores do ano. Ele é realizado pelo site "Rotten Tomatoes", o mais conhecido agregador de resenhas cinematográficas da net (há outros, como o MetaCritic). Mas o que é um "agregador"? Bem, são sites reúnem críticas de várias partes do mundo (no caso do Rotten Tomatoes, há até críticos brasileiros cadastrados) e buscam estabalecer uma média de aprovação para cada filme. Assim, as críticas são avaliadas como positivas ou negativas e influenciam em um índice de aprovação do filme (o do Rotten é o "Tomatometer"). O Golden Tomato é então dado ao filme que atingiu a maior cotação nesse termômetro de críticas.

O prêmio é dividido em duas categorias principais: filmes de lançamento amplo (aqueles com lançamento em mais de 500 salas no circuito americano) e filmes de lançamento restrito (aqueles que abrem com menos de 500 salas).

Entre os filmes de lançamento amplo, o grande vencedor foi Wall-E, que obteve 96% de aprovação no "Tomatometer". Mas o site divulga não apenas o vencedor, como também os 10 primeiros colocados. Entre os outros 9, os destaques vão para "O Cavaleiro das Trevas" (2º, com 94%) e "Homem de Ferro" (3º, com 93%).

No circuito restrito, o vencedor foi "Man On Wire", documentário que mostra a travessia de Phillipe Petit entre as Torres Gêmeas no ano de 1974 (equilibrando-se sobre um cabo, daí o título). O filme obteve impressionantes 100% no índice do site, ou seja, simplesmente não teve críticas negativas. Outros destaques no circuito restrito são "O lutador" (em 3º, com 98%, e que acabou de dar a Mickey Rourke o Globo de Ouro de melhor ator-drama) e "Slumdog Millionaire" (em 9º, com 94%), filme que arrebatou 4 Globos de Ouro e um dos favoritos ao Oscar.

A premiação também possui divisões por gênero, como Drama, Comédia, Ação, etc. Você pode conferir tudo aqui.

Muitos podem até achar que essa é a premiação ideal. Talvez não seja, porque dividir críticas em "positivas" e "negativas" limita o alcance daquilo que os autores escreveram. Mas , como dito mais acima, creio que é o prêmio que mais se aproxima do que poderíamos chamar de "justiça".
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: