sábado, 4 de fevereiro de 2012

Atenção! Pense bem antes de comprar um Renault Sandero

Pausa no cinema.

Gostaria de pedir um espaço na cinefilia para comunicar um fato que aconteceu comigo nesta semana que passou. Foi algo bastante grave que me ocorreu enquanto estava indo ao trabalho na última quarta-feira, 01 de fevereiro.

De início, peço que pensem muito antes de comprar o automóvel modelo Sandero, marca Renault. Se você está planejando adquirir um automóvel, ou trocar um velho por um novo, aconselho descartar a mencionada montadora francesa, principalmente o modelo referido. Não estou falando isso de maneira leviana, por simpatia ou antipatia com o carro ou a montadora ou, muito menos, porque esteja recebendo algum benefício, de ordem financeira ou de qualquer outra natureza, para denegrir a imagem da marca, até porque nem tenho poder de influência para tanto. Além disso, quem me conhece, sabe que eu jamais me prestaria a tal papel. Esclareço, ainda, que estas linhas também não se constituem em mais um boato de internet ou lenda urbana que costumamos receber através de “correntes” ou spams. O que aconteceu comigo no último dia 01/02 foi sério, bastante sério.

Eu estava trafegando na BR 101, nas imediações do Shopping Via Direta, aqui em Natal, quando sem mais nem menos a direção do carro parou de responder, girando em falso. Eu simplesmente não tinha mais nenhum controle sobre o veículo. O carro desgovernado saiu da faixa da direita e foi esbarrar na mureta de proteção do lado esquerdo da rodovia. Quero acreditar que foi Deus que me livrou de algo mais grave, pois eu achei, sinceramente, que a minha hora havia chegado. Quando me vi inteiro depois da colisão quase nem acreditei. Detalhe extremamente relevante: o carro tem menos de 1 mês de uso. Retirei o mesmo 0KM da Concessionária no último dia 05 de janeiro (hoje ainda tem menos de 800 km rodados). Há outro dado importante: está acontecendo um recall dos veículos Sandero 2012. Há aproximadamente 10 dias, procurei informações na concessionária se o meu automóvel estava incluído, mas obtive a informação negativa, de que não seria necessária a manutenção no meu caso. Vale dizer que (para verificar a veracidade basta vistar o site da Renault) o recall dizia respeito justamente à troca da caixa da direção hidráulica de veículos Sandero modelo 2012. Na concessionária, quando fizeram uma avaliação superficial das causas, disseram-me que estava faltando um parafuso na coluna da direção e ainda me faltaram com o respeito ao me questionarem se eu não tinha mexido no carro, que até hoje ainda se encontra aguardando uma perícia de um técnico para verificar as causas do acidente, por mais óbvias que elas já sejam. Vou entrar em breve com uma ação de indenização por danos morais contra a montadora Renault, buscando não deixar impune tamanha negligência durante o processo de fabricação dos veículos. Nós consumidores e cidadãos merecemos respeito, principalmente quando nossas vidas estão em jogo.

Faço um pedido a todos: espalhem pela net este fato, pois não quero que outros consumidores corram o risco que corri e nem se sintam lesados como estou me sentindo. Isso foi muito sério! Pensem bem antes de adquirir um carro Renault Sandero modelo 2012. Abraço a todos e agradeço a ajuda!

ATUALIZADO - 07/02/12 - Ontem, recebi uma ligação da própria montadora Renault porque eles descobriram esta postagem no blog. A funcionária que falou comigo disse que seria feito o máximo para que a avaliação técnica fosse realizada ainda ontem e que entraria em contato tão logo fosse efetuada. Hoje ninguém ligou pra mim. Quando entrei em contato novamente com a Assistência, informaram-me que ainda não tem previsão. Ou seja, o desrespeito continua. Ah, e se tem alguém da Renault lendo isso aqui, é melhor fazer algo urgente. Quanto mais o tempo passar, mais a situação da empresa vai piorar.



ATUALIZADO em 01/12/2013:

Fico surpreso que, mesmo após tanto tempo, este post continua sendo visitado e se transformou no recordista de acessos do blog, colocando para trás todo e qualquer post sobre cinema.

Diante da repercussão que a denúncia adquiriu, me sinto no dever de prestar mas informações sobre como terminou a querela com a Renault. Tudo foi resolvido em uma ação que tramitou no Juizado Especial Cível da Zona Sul da Comarca de Natal, tendo a montadora sido condenada ao pagamento de R$ 12.000,00 reais como indenização por danos morais. A sentença já transitou em julgado, bem como a ré pagou a obrigação imposta na sentença condenatória (com atraso, mas pagou).

Percebo que, como diz o provérbio, Deus escreve certo por linhas tortas: a indenização veio justamente no momento em que estou esperando meu primeiro filho que nascerá provavelmente em março. O pequeno Davi já teve assim o seu quarto e enxoval garantidos. :=)

Aliás, o blog anda parado por conta dele: estou na correria para comprar todo o necessário até o seu nascimento! :=)

Grande abraço a todos e obrigado pelo apoio.

Blog Widget by LinkWithin

67 comentários:

Maxwell Soares disse...

Acabei de ler seu texto numa tirada só. Impresionante como isso aconteceu. Fico feliz que estejas bem. E, muito obrigado, pela dica. Tenho um Gol 1.0 e espero continuar com ele por mais algum tempo. Fico feliz com sua integridade e respeito a todos que aqui estão e possuem o prazer de lê-lo. Mais uma vez obrigado. Seu blogger, Fábio, é também um excelente prestador de serviço. Um abraço...

Fábio Henrique Carmo disse...

Maxwell, me senti no dever de alertar o máximo de pessoas possível sobre o ocorrido, pois foi um risco tremendo o que eu passei. Felizmente, eu estava sozinho (ou seja, não ocorreu riscos para meus parentes, amigos ou minha noiva, a qual frequentemente está comigo no carro)e não aconteceu nada à minha pessoa.

Meu carro anterior também era um Gol 1.0 e nunca tive problemas sérios com ele. Estou arrependido de ter trocado de montadora. Abraço!

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Que incrível... Tive um problema semelhante com uma moto novinha. Ao me queixar a revendedora me tratou de forma desconfiada...
e assim caminha o nosso país.
Valeu a denúncia. Precisamos abrir a boca.


O Falcão Maltês

Fábio Henrique Carmo disse...

Precisamos mesmo, Nahud. Absurdos como estes não podem continuar acontecendo.

Del Rodrigues disse...

Olá Fabio,passei para agradecer seu apoio.Li seu texto e fiquei espantada....realmente um absurdo.As pessoas passam tanto tempo, para comprar um carro, que é um bem hoje em dia quase que indispensável e caro e no fim ainda vem com problema....Que Bom que nada lhe aconteceu.Meu compadre tinha um Renault Clio, ele vendeu, quase sem uso, vivia dando problema, desde que saiu da concessionária, e por duas vezes, os pedais do freio falharam e lá, nunca descobriram o problema. Com medo de se repetir, pois duas vezes ele quase bateu, ele vendeu para concessionária. Eu tenho um Palio (troquei um outro que tinha por esse a três anos e estou muito satisfeita. Nunca tive problema.
Boa sorte ! Paz e Luz!

Fábio Henrique Carmo disse...

Delfina, primeiramente não há o que agradecer. Seu projeto sempre merecerá o apoio de qualquer cidadão que queira ver este país melhor.

Pois é. Inadmissível que um bem tão oneroso possa vir com um vício tão grave. Interessante conhecer a história do seu compadre. A Renault decididamente está descartada das minhas próximas compras. Boa sorte e paz para você também!

Hugo disse...

Infelizmente este terrível problema que aconteceu com você é apenas um dos exemplos de negligência e total falta de respeito que acontecem com o consumidor (população) no Brasil.

Os problemas com produtos e serviços em nosso país é uma vergonha, que piora pela falta de respeito no pós-venda.

Com certeza já ocorreu de você comprar algo com um vendedor sorridente e depois precisar trocar por causa de um defeito e ter de praticamente brigar para conseguir a troca.

Quando tiver um pouco de tempo e paciência, postarei sobre várias situações absurdas que passei ou que conheço pessoas que passaram.

Boa sorte na sua luta com a concessionária.

Castelo disse...

Olá Fábio, graças a Deus não lhe ocorreu o pior amigo, tb tenho um sandero 2012 o qual constava da lista de recall, fui a concessionária mais próxima de minha cidade, fizeram a verificação e me disseram que não havia a necessidade da troca, apenas substituiram um parafuso alegando que não podia reinserir o mesmo. Espero que não tenha nenhuma surpresa, mas confesso que estou com a pulga atrás da orelha.

Fábio Henrique Carmo disse...

Hugo, com certeza ainda falta muito para os consumidores serem respeitados no Brasil. Essa questão de brigar para conseguir uma troca é extremamente frequente.A população precisa botar a boca no mundo para conseguir algum respeito.

Castelo,

Pois o meu caso foi exatamente um parafuso que disseram que estava faltando na coluna de direção do meu veículo. Fique atento. Desejo que o meu caso não se repita com você, mas fica o alerta.

Jefferson Clayton Vendrame disse...

Fábio, fiquei assustado agora ao terminar de ler seu texto. Realmente vc fez muito certo em denunciar. Eu sou bem preconceituoso com essas marcas "menos populares", aqui no sul temos fabrica tanto da Peugeot quanto da Renault e mesmo com as fábricas por aqui, quase não se vê esses carros circulando. Sou meio careta e apesar de confessar que possuem modelos lindos e até mesmo com preços acessíveis,eu teria o pé meio atras em adquirir um carro dessas marcas.Se compramos um usado, temos medo, se compramos um zero, também? algo esta errado.
Vou ser bem sincero, tenho no momento um Fiat Palio, estou pensando em troca-lo e já adianto que meu próximo veiculo independente do modelo (com excessão obviamente do Camaro que jamais vou poder ter um...kkk)será da Chevrolet, creio que essa realmente é no momento a melhor marca de automóveis (populares obviamente)conforto, segurança e até mesmo preço.

Fico feliz obviamente por não ter ocorrido nada a você e quanto aos prejuízos materiais imagino que vc deve ter sido ressarcido mas enfim, Saúde a vc,

Espero que você possa apagar esse momento triste e sair logo curtindo muito seu carrão novo...

Cuidado em... nada de por DVD e sair por ai assistindo filmes enquanto dirige...

Abraço e Parabens pela Crítica....

NO RENAULT.

Fábio Henrique Carmo disse...

Jefferson, você me lembrou agora minha noiva, que também sempre teve resistência com relação a essas montadoras menos tradicionais. Na realidade, eu também tinha um pé atrás. Entretanto, dois primos e um colega de trabalho me passaram boas impressões sobre a Renault e acabei me deixando levar pelo custo-benefício. Infelizmente, no meu caso, não se confirmaram as boas impressões... Minha noiva adora a Chevrolet, só compra carros GM. Acho que também vai ser minha próxima opção. Abraço e saúde para você também!

Cristiano Contreiras disse...

Fabio, lamentável isso, mas ainda bem que nada ocorreu! Eu acho que foi algo raro isso, nunca vi alguém ter problemas com a Renaut, tenho amigos que tem e nada passaram. Ah, entra no msn ou manda email, nunca mais nos falamos!

Fábio Henrique Carmo disse...

Cristiano, creio que vem acontecendo com os modelos 2012, já que está acontecendo um recall do Sandero acerca da direção, como falei. Também tenho amigos com carro Renault que elogiam a marca, mas eu tive um péssima experiência. Abraço!

Anônimo disse...

há muitos anos meu pai compra carro renaut e, inclusive, me deu um quando me formei na faculdade. sempre gostamos, mas eu já estava pensando em mudar de marca pq o valor do renaut na hora de revender cai muito em relaçao aos outros, talvez pq as peças sao caras. mas depois dessa fiquei até preocupada com meu pai, q dirige um sandero stepway... lembro-me q tb aconteceu uma coisa grave com o primeiro renault do meu pai. o pedal do acelerador(ou do freio, nao lembro) simplesmente caiu enquanto meu pai dirigia. sorte que ele estava já parando o carro. acho q nao demos a devida importancia pq nao aconteceu nada grave, mas pensando bem, foi um perigo... que bom que nao aconteceu nada. e felicidades no casamento =)

luciana

Anônimo disse...

Compartilhar esse tipo de informação é de extrema importäncia. Embora acredite que foi um azar e talvez até um caso isolado. Eu tenho um Clio 2006 e NUNCA tive manutenção, só revisão anual. A única coisa chata dele é o filtro do ar, que por ser diferente, me quebraram na troca e só consegui arrumar na própria Renault. Todo mundo que conheço ter Sandero está super satisfeito. Por favor, nos mantenha informado sobre o desfecho desta história... Poxa, eu estou para comprar um Sandero.... :( Luciana

Bjr13 disse...

Acidentes acontecem e é por isso que que existem perícias para isso, você pelo visto não é perito. Agora porque avião cai no mar no Rio de Janeiro, Bate em prédio em São paulo, Bate em outro em Brasília entre Manaus. Ninguém vai mais voar de avião, Ah por favor.
Tenho 2 sandero em casa, 1 com 1 e meio e outro novinho, o 1º primeiro viagem duas vezes para o nordeste, uma beleza, econômico, confortável, estável.

Paulinha disse...

Que exagero!! Affff... kkkkk

Fábio Henrique Carmo disse...

Que comovente, justo na semana em que tivemos a audiência de conciliação aparecem dois comentários como estes nesta postagem antiga que há um bom tempo não recebia comentários. Querer desmerecer o ocorrido usando esse tipo de expediente é, para dizer o mínimo, ridículo. Eu poderia nem ter autorizado essas sandices, mas autorizei para que outros leitores vejam a que ponto vocês chegam. Que lamentável...

Anônimo disse...

Tenho um sandero 2010, nunca tive problemas, mas agora estou comprando um 2012, ia fechar negócio amanhã, mas estou com receio, entrei justamente para pesquisar.
Obrigada, 29-07- 2012

Anônimo disse...

eu tambem tive a infelicidade de comprar um sandero!E com dois meses depois de comprar meu carro ele apresentou um problema que nem a fabrica sabia solucionar,levei meu carro 8 vezes na autorizada e sempre me entregavam o carro dizendo que tinham concertado,e no dia seguinte o de sempre o carro não pegava, só no reboque meu carro foi 3 vezes para a autorizada.E ACONSELHO A TODOS A NÂO COMPRAR CARRO DA RENAULT POIS NEM A FABRICA E AS CONSECIONARIAS SE PREOCULPAM COM A SATISFAÇÂO DOS CLIENTES< VAI FAZER DOIS ANOS QUE MEU CARRO SE ENCONTRA NA OFICINA DA VIA PARIS EM TERESINA E ELES NUNCA FIZERAM NADA PRA RESOLVER MEU PROBLEMA " NÂO EU MINTO, ELES ME ACIONARAM JUDICIALMENTE PRA QUE EU RETIRE O CARRO DO PATIO".

Anônimo disse...

Tenho 1 Sandero e na minha familia tem mais 1, realmente acidentes acontecem e nenhma marca esta livre disso acontecer, agora vc vir até a pagina e denegrir uma marca de automoveis, com o intuito ao meu ver para se promover ou ganhar alguma indenização é realmente deploravel. Vc não deveria agir desse jeito, o método correto é vc procurar os seus diretos na justiça e não ficar falando mal de uma marca que é mundialmente conhecida.

Fábio Henrique Carmo disse...

Me promover? Amigo, o que eu mais gostaria era de não ter passado por isso e se coloquei isso no blog não foi para "me promover". Eu tenho mais o que fazer. Quis apenas aletar outros consumidores sobre o risco de comprar um automóvel com sérios problemas de fabricação, haja a vista o recall que foi realizado. Eu não estou denegrindo ninguém, apenas ralatei um fato verídico. Agora, vc me parece mais alguém da Renault que se recusa a mostrar a cara. E quanto à ação na justiça: claro que já propus. Ou você está querendo dizer que não sabe?

A cada dia vocês e tornam mais infantis, meu Deus...

Diogo Galeano disse...

Muito ruim o que aconteceu com vc, mais acho que isso não tem haver de falar mal de uma certa marca ou modelo, pois vários casos como o carro pegar fogo, quebrar barra de direção etc.. Acontece com vários modelos de várias marcas, isso sim deve ser reclamado com o controle de qualidade de nossos carros, que são inferiores aos de outros paises, Tive 2 sanderos, nunca apresentou defeito, acho até ele muito seguro.
Valeu.

rogerio disse...

estou com um sandero stepway 2012 a pco mais de 1 mes e viajei ontem e percebi algo gravissimo , que a direção hidraulica , ela e leve e solta demais em alta velocidade , se vc tocar nela ela ja vira e o carro samba , na renault logo nos primeiros dias de uso qdo questionei a maciez ou leveza excessiva me disseram que era ssim mesmo pq não era progressiva ( vai se ajustando conforme a velocidade ) agora estou na duvida se ainformação bate , pq e leve e mole demais para se andar a 100/120/140 klm como andei naestrada , qualquer toquinho ou errar na força ao virar numa curva babau , alguem que tem sandero e que poste aqui ja sentiu isso ? irei assim que puder na concessionaria reclamar e torcer para ser algum defeito a ser reparado , senão terei que trocar a insegurança e absurda !

Zenaide Barros disse...

Boa tarde!!!

Que incrível, tenho um Fiat Fire 1.0, e estou vendendo para adquirir um novo e estava entre o Gol geração VI ou Um Sanderão novo, e justamente estava procurando o número de um aconcessionária, para orçar, mas infelizmente amigo, desse jeito que tu conta tá difícil, muito obrigada pela informação. Sou professora em Antonina/Pr.

thiagodosanjos disse...

Senhores, comprei um sandero em 2010, ano 2008/2009, todo feliz, fiz o absurdo de pagar 60 parcelas de 721 reais... kkkk.... mas o que acontece é que 2 anos depois, atualmente novembro de 2012, tenho tido um custo mensal com o carro no valor de 1500 reais mês somente com manutenção. Estava pensando em trocar por um sandero mais novo, mas acho que a manutenção do veículo continuará cara, estou pensando em esperar um pouco e trocar por volkswagen ou honda. O sandero é um ótimo carro, nunca tive problemas muito graves, mas esse carro dá manutenção demais, o bolso realmente não aguenta.

Os freios desgastam demais;
Sempre dá pane na parte eletrica;
Muito barulho na carroceria;
Agora o carro está morrendo do nada, vou parar o carro novamente.

Em relação ao conforto ouso dizer que é melhor que muito carro por ai, mas em relação a mecânica, o carro tem me feito mudar de ideia. Talvez eu compre um gol, fox, honda fit, mas se as coisas continuarem assim dificilmente volto para a Renault.

Essa semana farei minha ultima tentativa, levarei o carro na concessionária e pedirei pelo amor de Deus para o pessoal resolver todos os problemas que estejam acontecendo, se depois disso, que com certeza gastaria mais dinheiro, o carro der mais problemas eu juro que troco de carro e compro outra marca.

Realmente nunca tive problemas graves, mas a manutenção do sandero tem sido uma desgraça em minha vida. Claro, o carro já chegou aos 72 mil rodados, mas tenho um amigo proximo que tem um ford fiesta 2004 ... 120 mil rodado e ele quase nao tem custo com manutençao :(

Vamos que vamos...

Anônimo disse...

Olá pessoal. Estou no meu segundo SANDERO, e sinceramente não tenho nada a reclamar. Não sei se porque não cheguei a ficar muito tempo com o primeiro, que logo que completou 3 anos, eu troquei por um STEPWAY, que estou a praticamente a um ano, sem NENHUM TIPO DE PROBLEMA. Tenho 42 anos, e antes de ter RENAULT, sempre tive WOLKSVAGEM. O que me fez trocar de marca, foi a falta de respeito a nós Brasileiros, que a Wolks vem tendo. Lógico que AGORA, que começou a ter prejuízos enormes com a perda nas vendas para todas estas marcas que entraram no mercado nacional, é que começaram a lançar carros de verdade. Quando digo carros de verdade, me referido, por exemplo, ao meu ultimo GOL G III, 16V PLUS 4 PORTAS, que mais parecia uma camionete de tanto que batia as portas, que cheguei a gastar uma grana levando de oficina e especialistas em portas, tentando arrumar, e por ultimo, acabei desistindo quando ouvi de um mecânico da concessionária, que o problema não tinha solução, ou seja, o carro saiu com o problema e pronto e acabou... Já tive um GOL 1,6 motor AP, considerado um dos melhores motores da Volks. O carro não podia passar em cima de nenhuma ondulação, que a marcha escapava... Fiquei com este problema por dois meses, e olha que o carro era zero km, tirei na concessionária, e não conseguiam resolver meu problema, até chegar um mecânico com um gabarito especial. Li muitos post acima,falando em carros nacionais, como se fossem a solução de todos os problemas. CUIDADO PESSOAL olhe bem, pesquisem. A escolha do carro, é bem parecida com a de um sapato por exemplo. Não adianta comprar um sapato social, para fazer uma trilha numa montanha, porque ele não vai agüentar o tranco. Esses dias um vendedor que faz o interior do Estado de Mato Grosso estava descendo o porrete, falando que este ou aquele carro batia tudo e tal, e que o dele, não batia nada... Poxa, o cara anda de Uno 1.0, seco que não tem nada dentro, vai bater o que? E é o carro certo pra ele, econômico, de custo de manutenção super baixo, correto para o que ele faz. Chego ao ponto de dizer, que existe a SORTE na hora de se comprar um carro. As vezes vc pega um que só te da alegria, e as vezes pega outro, que é só dor de cabeça. Não estou defendendo nenhuma marca, mas a atitude do Fabio é a mais correta possível, pois é o que todos nós deveríamos fazer, que é compartilhar as nossas más e boas experiências com outros consumidores. Abraço a todos!

Bruno Drumond Gomes disse...

Confesso que não me simpatizo muito com os Renaults de hoje, prefiro os antigos e os que vendem na Europa.

Luciano Rodrigo disse...

Tenho um Sandero, e posso dizer com firmeza que não é um Renault legitimo, é um Dacia da Romenia, que desenvolveu o carro para economizar custos, usando peças ultrapassadas da Renault, e materiais de baixa qualidade, exemplo é lata super frágil q amassa só de esbarrar, alem do péssimo acabamento e ergonomia. Resultado, o carro teve a pior nota no teste de colisão Latin NCAP.

Anônimo disse...

Infelizmente nao li seu blog a tempo. Tirei meu sandero da css ha uma semana e ele ja esta com problema na caixa de direçao e embreagem. Minha outra opçao era um fiesta, que arrependimento. Tive um ka que nunca me deu problema.

Anônimo disse...

Tenho um Sandero 2012, está com 4 Mil quilometros, e para minha surpressa acendeu a dita luz vermelha no painel, liguei no 0800, pois tenho direito a 3 anos de garantia. nessa proxima segunda vai ser levado a concessionaria.
Venho com mais noticias sobre atendimento e qual foi o problema...

Anônimo disse...

olá ,tenho um sandero 1.0 2012,e tive u, problema grave,tive u,a colisão ontem devido falha nos freios,bombeei varias vezes mas o carro não diminuiu a velocidade,so parou quanto bateu em outro veículo,conhecem alguém com esse problema?

Marcilio Elice disse...

sem comentarios, a RENAULT não se deu ao trabalho de postar resposta pa solução do seu problema. Eu iria hoje comprar justamente o sandero,mas diante do acontecido vou optar por um carro de outra marca. Muito obrigado ,quase jogo meu dinheiro em um poço de aborrecimento.

3/O DPO Daniel Mello disse...


Quero dizer para essas pessoas PARAREM DE FALAR BESTEIRA. TEMOS QUE RECLAMAR SIM, FAZER PROTESTOS SIM, EXIGIR MELHOR QUALIDADE SIM !!!!!!

Esse papo CANALHA de que é fato isolado, de que é sorte ou azar , de que acontece... Fato isolado é UM EM UM MILHÃO, UM A CADA 100 MIL, NÃO DE TODOS COM CHASSI DE CJ856414 À CJ917170 ! FAÇAM-ME O FAVOR ! METAM A RENAULT NA JUSTIÇA SIM! ASSIM ELES VÃO PARAR DE FAZER ESSES CARROS NAS COXAS !!!! ASSIM COMO VW, FIAT, FORD, HONDA, ETC ETC

Se compro um carro ZERO e sofro um acidente por motivos de falha mecânica e alguém do suporte técnico da marca me perguntam se eu mexi no carro eu respondo: SIM, SEU DEMÔNIO, EU COMPREI UM CARRO ZERO PARA FICAR ABRINDO O CAPÔ E MEXENDO NO MOTOR, NOS FILTROS, NA BARRA DE DIREÇÃO NOS FLÚIDOS DO CARRO. Quero ver qual JUIZ vai cair nesse papo de alegação da montadora de que o dono comprou um carro zero pra ficar mexendo. VÁÁÁ!!!

Não desejo a ninguém um acidente de carro.


ATT,
Daniel Mello

Giselli Pinho disse...

Estou estarrecida com tais notícias. Comprei um Sandero Stepway automático em abril de 2012 Algum tempo atrás na estrada Br469, perdi a direção do carro, mas consegui retomá-lá, sem maiores gravidades, antes do carro completar seis meses, capotei com o carro na linha vermelha, no Rio de Janeiro. Estou inconformada com esse acidente no qual houve perda total do veículo, mas que felizmente saí ilesa, com apenas uma queimadura no peito proveniente da marca causada pelo cinto de segurança. Dirijo a 24 anos e nunca me envolvi com acidentes deste nível. Vou procurar meus direitos e entrarei em breve com uma ação judicial de reparação de danos materiais, estéticos e morais pois tenho certeza que houve falha técnica do, veículo.

Alexandre Borges disse...

Pensei , pensei , pensei e decidi: comprei um Sandero . Faz um ano que estou com ele , uso sem parar , já viajei com ele , dei pau e... incrivel , o carro ainda está ótimo. Não sei o que fazer .
Tenho um cunhado que comprou o dele alguns meses antes do meu e ele "maltrata" o carro ainda mais que eu . Viaja direto e jamais deu problema.

Anônimo disse...

Fabio. Parabéns pelo seu relato.Trata-se apenas de um má experiência. Provavelmente o carro tem algum vício oculto de fabricação.Isso ocorre com todas as outras montadoras. Eis o motivo da importância dos relatos dos problemas. Mesmo assim analisando o custo-beneficio acabo de comprar um sandero automático. Espero que eles já tenham solucionado o problema.
Mesmo assim, obrigado pelo alerta.

Anônimo disse...

Gente, não quero defender a Renault, ao contrário torço para que Fábio seja bem indenizado; mas o o fato é que isso não ocorre, infelizmente, só com a Renault. Diga-me: quem nunca ouviu falar de fatos semelhantes ou quase com outras fabricantes. Agora, o outro que disse bem da GM é uma piada, pois minha esposa tem um Ágile que me faça um favor. Finalmente, o que é certo é levar o caso à justiça. Mas se a própria justiça está precisando de um "recall". Aí fodeu!!!!
João P. Jesus

Luiz Eduardo Machado Machado disse...

Comprei um sandero 0km hoje ele tem 8.000km e uma serie de defeitos.... um barulho no teto do carro que e irritante...suspensão trazeira com defeito... nao pega alinhamento... o forramento do carro parece ser feito com o pior material possivel...o tecido do banco desbotou facilmente... a lataria do carro e feito de casca de ovo amassa ate se encostar nele...E AGORA POR FIM A MINHA DIREÇÃO HIDRAULICA RESOLVEU VAZAR O ÓLEO INTEIRO DERREPENTE .... eu tinha um clio e era satisfeito com o carro apesar do ruido interno e o ar condicionado que e barulhento( parece a turbina de um boing )... hoje tive que chamar o reboque para que a renault possa avaliar... eu ja avaliei e dou zero !

LUIZ disse...

INDEPENDENTE DA MARCA DO VEICULO, SE VIER A DAR PROBLEMA, PRINCIPALMENTE RELATIVO A SEGURANÇA, COM CERTEZA DEVE SER DENÚNCIADO. OUÇO FALAR MUITO BEM DOS VEICULOS DA RENAULT, PORÉM SE OCORRE UMA FALHA DEVE SER DENÚNCIADA.

Tiago Moscoski disse...

Aí que acontecem as diferenças... o meu sandero 1.0 2011/2012 nunca deu problema. A direcao hidraulica fica leve a 160, mas depende da ma qualidade dos pneus de fabrica, os pessimos goodyear gps3, que mesmo aos 56500 km rodados, ainda aguentam o tranco. Sao casos e casos. Fabio, busque seu direito!

Anônimo disse...

Estamos no país das maravilhas! Ou melhor, na colônia. Porque isso aqui ainda não é um país; é uma colônio com povo desinformado escravizado pela elite globalista. Aqui, em todos os setores, eles deitam e rolam em cima da gente, incluindo o automobilístico. Por aqui, cria-se carros da mais baixa qualidade. Iludem o povo com carcaças bonitinhas e modernas, mas por dentro, peças e sistemas fracos e vulneráveis, todos com vida útil já contadas. O rico repassa para se livrar de problemas maiores, e o pobre que pega o carro pensando em ter mais status, não dá conta de manter. Iso está valendo para os carros novos e qualquer modelo e marca. Isso, e claro, quando alguém não morre, devido a problemas nos carros. Muitos acidentes são causados por problemas no carro, e isso, bem, isso eles não contam nas páginas de propaganda na epoca e no horário nobre da globo!

Enquanto o povo não se rebelar, todos unidos, o brasil todo não se rebelar, continuarão nos enganando, e obtendo LUCRO nesse mercado sujo e negro que anda acontecendo no brasil.

Todos os mesmos modelos que são vendidos em qualquer outro país, principalmente nos eua são carros de melhor qualidade. Por aqui, paga-se mais caro por carros do que qualquer outro lugar do mundo, para poder receber a pior qualidade! E o povo ainda não acordou!

Enquanto tiver gente BURRA disposta a fazer isso, esse circo nunca vai acabar!

Thiago Vono disse...

Qualquer coisa eletrica ou eletronica esta sujeita a falhas, não é porque isso aconteceu com voce que todos os carros desse modelo darão problema. Muito radicalismo!

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/pages/Nao-Compre-Renault/492172867503151

Anônimo disse...

Pelo jeito, a dúvida permanece com o modelo 2013. Olhem só o meu problema:
www.renaultarrependido.wordpress.com

Anônimo disse...

ola tenho undero 2012/2012 13000km rodados começou a flahar na aceleracao ja fui 5 vezes na renault sempre dao desculpas do combustivel , estou desanimado com o carro , tinha um palio 98 era dificil dar defeito , agora não posso mais voltar p o palio.
Vou torcer p acertarem o renault , quem sabe

Diogo FS disse...

Sempre gostei dessa marca, mas depois que meu clio quase pegou fogo na viagem q fiz Domingo, mudei minha opinião,começou a vazar gasolina por debaixo das velas q nem um chafariz!!! Perdi meio tanque de gasolina, o mecânico disse que teve q trocar umas borrachas de vedação que estavam ressecadas, e + a bobina, e q foi um milagre ñ ter incendiado...mas meu carro tem 50mil km rodados ano 2008, acredito q ñ poderia apresentar um problema tão grave assim cedo! Por sorte o carro ñ pegou fogo e estamos bem! Meu pai tem um Sandero e disse estar putiado, tb ñ vai adquirir + carros dessa marca!!! Meu clio roda super pouco só na cidade, e aqui é pequeno os trajetos que faço diariamente, revisei a ultima vez em fev, e ainda acontece isso, andei pesquisando mais e vi que na verdade Clio e Sandero ñ aguentam pau e quebram barbaridade! Próximo carro que eu vou comprar vai ser um Chevrolet ou talvez um Japonês!

Vinicius ME disse...

Ola Fabio, como se desenvolveu o caso do seu sandero amigo? Tenho um ano 2009 e ja rodei quase 140 mil com ele e ate agora a unica coisa que troquei foi amortecedor e freio. Tenho exemplos de outras marcas como a VW e a propria GM que muitos idolatram como marcas de confianca mas que na verdade so querem lucrar facilmente com o pobre e otario brasileiro, por que? Porque nos continuamos comprando estas carrocas... Gol, Voyage, dois amigos meus tiveram seus motores trocados, um conhecido que comprou uma kombi destas ultimas e travou a caixa de marcha pois saiu da concessionaria quase sem oleo (a mesma lenga lenga para resolver o problema)... GM? Essa General Muchibenta que vende carros com motores dos anos 70 (total desrespeito com o consumidor pois la fora lancam motores cada vez mais modernos e eficientes e aqui no Brasil a maior parte dos seus motores vem do monza, so que com injecao eletronica aff), quer ver sinonimo de qualidade? Basta procurar pelo google as quase 50 mil S10 novas com riscos de incendio, os onix, cobalt, prismas e spin que estao travando os motores com menos de 20 mil km porque nao estao recebendo tratamento termico de pecas internas para economizar dinheiro, onix com recall do banco com risco de quebrar, ate mesmo os EUA e o Canada nao escaparam, seus Sonics simplesmente soltam o tanque de combustivel... quando li o seu blog e vi que seu pensamento pende para a GM me lembrei de um blog chamado naocontecomigo basta colocar no google pois e o caso de um comprador de um omega que na garantia teve o mesmo problema que o seu e ate hj (mais de 20 anos depois) a General Muquirana nao efetuou a devida manutencao do veiculo... Que a verdade seja dita, isso tudo so ira acabar quando deixarmos de comprar carros novos por um periodo, talvez um ou tres meses, nos revoltarmos com os altos precos praticados no pais que nao sao apenas impostos mas sim um lucro irreal e absurdo (e quem voces acham que sustentou a GM na recente crise economica que ela passou ou a Toyota e a Honda depois que um furacao devastou boa barte do continente asiatico e respectivamente sua cadeia de fornecedores...) nos meus amigos, todos nos....

P.S.: ja ia me esquecendo, sabe qual e um dos maiores ou se nao o maior recall da historia? Do corsa com a substituicao de mais de 1 milhao de cintos de seguranca que poderiam se partir em um acidente, novamente basta procurar no google...
Nada disso mudara enquanto continuarmos comprando essas carrocas novas (como diria o Collor) ou pagando valores ainda mais absurdos por carros de 70 mil que la fora custam 30...

David Leto disse...

Tenho um SANDERO 2013 (Abril) e nunca tive problemas, está com 19.000km e já fiz 5 viagem RJ - MG com ele, mas não gostei do carro e não compraria outro. Ele é bem confortável, uma ótima mala e tem alguns itens que para o preço são muito bons, mas não passa disso

Ele tem muitas coisas que incomodam ou são um tanto estranhas, principalmente relacionadas a estabilidade e firmeza do carro ao dirigir, fora que o motor é fraco

Achei estranho alguns comentários que defendem o carro serem anônimos e praticamente todos tem 2 sanderos

mas uma coisa é certa, o atendimento da renault é péssimo, só pra te vender que é bom...

Josi disse...

Fábio, parabéns pela coragem em denunciar e expor o seu problema. Tenho um sandero stepway 2013 que deixa a desejar na disposicao de alguns itens internos, ar fraco e barulhento, arrancada mto fraca. Claro que diante do ocorrido com vc isso parece e passa a ser insignificante mas fica como alerta tb para quem for adquirir um carro. Espero que nao tenha sido necessário acionar a justiça, e, se acionou, que tenha obtido sucesso. Concordo com vc, nessa hora o que menos se pensa eh em idenizacao mas, sim, no nosso maior bem, "a vida", e nos nossos direitos de consumidor.

Sandro Ap. Paula ( Production Engineer ) disse...

Eu estou no meu terceiro carro da RENAULT, tive um CLIO, SANDERO e agora o maravilhoso SANDERO STEPWAY estou muito feliz com o carro, ja tive Palio, Gol que são verdadeiras porcarias, o fato que ocorreu com você foi uma fatalidade infelizmente, afinal de contas tudo que é feito por mãos humanas é passível de falhas e isso é em todos os sentidos da vida, concordo que você conte o que ocorreu com você, mas não concordo o fato de você dizer para as pessoas não comprarem o carro, infelizmene comprar carro depende de sorte, pois por exemplo eu nunca tive problema com meus carros da RENAULT e indico à todos compra de um. Minha próxima compra será um DUSTER. Boa sorte e Felicidades!!!

hton8 disse...

eu tenho um sandero stepway 2009 e que começou a ser barulhento, mas não tenho muitos problemas sérios além de desgastes de peças e manutenção pesada no bolso!. Acho que comprar carro não deveria ser encarado como questão de sorte, pois será usado para levar algo valioso, vidas! Infelizmente as montadoras são beneficiadas pela legislação de nosso paìs e não se sentem pressionadas a fornecer produtos de alta qualidade como ocorre na europa. isto vale pra todas as montadoras, pois já tive um corsa hatch que o cinto simplesmente se desfez e partiu em meses de uso(mas foi um dos melhores carros que tive), gol g3 16V que aquecia todo tempo e palio que gastei fortunas e vendi pois não conseguiram consertar um vazamento de oleo que encharcava embaixo do tapete do motorista.

Anônimo disse...

Esse cidadão Anonimo, protegendo a renault, eu o considero um jegue, pois o relato desse blog é para alertar a inoperância, o descaso, e o desrespeito total com o cliente Renault Brasileiro, Você Anonimo, deveria passar pelo que o nosso colega passou, ver a morte na cara e ficar com o c... no ponto de medo para ver como é gostoso, me desculpe mas gostaria que você passa-se por isso.

daniel disse...

boa noite ! bem e imprecionante o que aconteceu e sim graças a Deus vc esta bem ,tenho um sandero e estou muito satisfeito com ele ,é um otimo carro so que infelizmente axo eu que vc teve um azar de ter pego justamente o que faltava o tal parafuso pois infelizmente estamos lidando com maquinas entao sabemos que a possibilidades de dar defeito e bastante pois a unica maquina perfeita que conhecemos ate hoje e o homen e isso pode acontecer com qualquer montadora pois sabemos que nao foi so a renault que teve esse tipo de inconvenientes nao a defendendo e claro mas dizendo que pode acontecer com qualquer uma né ..uma boa noite

Tutoriais disse...

É um dos melhores carros para esta faixa de preço, um carro super economico, acontece que querem comprar carro já usado e sem procedencia e querem o carro perfeito, isso não existe, compre zero e faça as revisões, não existe mágica meus amigos, tem que fazer revisão.

RIBEIRO disse...

CAROS AMIGOS, NÃO CONDENO E NEM DEFENDO NINGUÉM, MAS ACABEI DE COMPRAR EM NOV/2013 UM SANDERO STEPWAY 1.6 AUTOMÁTICO, E O MESMO JÁ ESTÁ DANDO DOR DE CABEÇA, ESTE VEÍCULO APRESENTA FALHAS NO FREIO SE FOR PRECISO PARAR RÁPIDO E TAMBÉM TEM UM CONSUMO EXORBITANTE DE COMBUSTÍVEL, OU SEJA AQUI DENTRO DA CAPITAL (SÃO PAULO) ELE ESTA FAZENDO APENAS 5 KM POR LITRO DE COMBUSTÍVEL E JÁ VOU TER QUE LEVA-LO NA CONCESSIONÁRIA PRA VERIFICAR ESTES PROBLEMAS. MINHA DOR DE CABEÇA JÁ COMEÇOU.ALGUÉM TEM PROBLEMAS COM O CONSUMO ´COM ESTE TIPO DE VEÍCULO?

Anônimo disse...

Carmo, Parabéns pela iniciativa. Somente a justiça traria algum resultado, você deveria ganhar mais pelos transtornos, é meu amigo sua vida só vale 12 mil reais, pois quase vc a perdeu. Oideal também era a RENAULT ser penalizada por Órgãos reguladores, impedindo a a fabricação até certificada a solução em todos os veículos. No Brasil nao temos uma fiscalização eficaz. Caso não postasse essa reclamação, a concessionaria ficaria empurrando para Renault e vice e , eles só pesam nas nossas carteiras, não se preocupam com nossa satisfação e parceria por você ter escolhido tal marca. Diga se de passagens são carros frágeis para as nossas ruas e estradas. Acho que a Renault agora fica enviando mensagens neste blog/reclamação defendo a marca, que tem péssima qualidade, basta ir na fábrica, os carros fabricados ficam em um pátio desorganizado, empoeirado sob sol e chuvas, vao até lá e verifiquem.

edio jose disse...

Ola amigo e amigas também comprei um sandero 2014 só que meu carro tirei da concessionaria dia 12 de novembro de 2013 e dia 15 de novembro o carro ferveu o motor, levei na concessionaria e fiseram alguns textes e falaram que foi algo inusitado, até ai tudo bem, levei o carro para casa e sai e continua o problema e ninguem descobre nada só sabem dizer que o veiculo está ok. pego o carro e ferve já falei com todos na renault e ninguem resolve nada
e um desrrespeito com o consumidor. já estamos no dia 05 de fevereiro e o carro está na concessionaria desde o dia 02 de janeiro e não resolvem nada.

Edio lima
Gravatai/RS

Anônimo disse...

Olá. Essa montadora desrespeita muito o cliente....tive vários problemas com meu sandero depois de ter feito recal....Agora eles através do advogado deles me disseram que meu carro deu problema por conta de combustível adulterado.....sendo que uma concessionária da mesma com engenheiro mecânico da mesma disse que o serviço havia feito errado.
Estou agora esperando o processo para me livrar logo desta bomba.

teste disse...

Tenho um Sandero desde Janeiro de 2013, e até agora o carro não deu problema. Ao contrário do que postaram o Sandero é um carro forte, inclusive a plataforma dele é a mesmo do Duster. Salientando que o problema da barra de direção é grave, mas que pode acontecer em qualquer marca. Tive Um Siena e perdi as contas das vezes que voltei a oficina no primeiro ano. O sandero tem uma característica importante é econômico; agora se automático não vai ser, como nenhum carro automático de qualquer marca vai ser. A reclamação da economia nos carros automáticos é uma reclamação geral.

Anônimo disse...

Li só agora, e não pude deixar de comentar apesar de ter ocorrido a tanto tempo!! tenho um Sandero e gosto muito , mas fiquei assustada com o ocorrido! estou trocando por um Sandero Stepway 2014 e fiquei meio triste com esses comentários a respeito da marca! não é um carro barato, será que melhorou a tecnologia dos carros 2014? são tão atraentes mas, estou insegura para comprar da mesma marca!. O meu é muito bom, mas meio amarrado nas subidas e também não tem freios abs, já passei apertada na estrada p frear!Bom é apenas isso...obrigada!

adonias carneiro de queiroz disse...

isso acorre por motivo de ter deixado o parafuso para aperta depois e esqueceu quando um mecanico coloca o parafuso no local ele aperta cada um um pouco depois ele volta aperta final ai esquece de aperta e o quando o carro esta em movimento a vibracao solta o parafusoe perde ai acorre o pobrema e dificil um mecanico mexer nu carro e fica todo ok para isso o mecanico tem que ter muita paciencia e conciencia com os outro eu falo isso pois eu sou mecanico ideal que todos tivese comhecimento de mecanica para nao deixa mecanico fazer servico de porco ai os carro ia fica bom nao adianta ter dinheiro para ter carro bom pois ser o mecanico nao fazer direito o carro nao pesta ai todos dia vem aparecendo defeito renalt e carro bom hoje endia todos carro e bom o pobrema e servico mal feito ou mal uso ou pecas com defeito de fabrica

Marcos Prado disse...

Comparem o preço do seguro de um renaut,é um carro é feito para dar problemas elétricos, Hidráulico, etc vai agora a um concessionária renaut, está sempre cheia, liguem e verão que horário sempre só pra próxima semana, onde já se viu um carro com 10 mil km queimar a luz do painel, 159,00 reais a hora na renaut.

Carlos disse...

Fábio, primeiramente, parabéns pela sua atitude em acionar a justiça para reclamar os seus direitos, isso deveria ser prática comum no Brasil, mas infelizmente poucos o fazem. Quanto ao fato de alertar as pessoas sobre a RENAULT, também acho muito apropriado, porém, não podemos esquecer que esses problemas também acontecem em todas as outras montadoras e a coisa está ficando cada vez pior. Toyota, VW, GM, FIAT, cada um tem uma história parecida com a sua. No meu caso foi um carro da FIAT que tinha apagões, uma folga no conector da bateria apagava o carro em pleno funcionamento e com isso perdia totalmente o controle do veículo, me via sem freios, direção, e motor em meio a rodovias. Minha dica é que todos assistam aos crash tests que certificam a segurança dos veículos, depois comprem seus carros, e não precisa comprar zero, pois desvalorizam muito em 3 anos. abs

Anônimo disse...

Boa noite.
Procurei algumas coisas sob o Sandero e parei em sua página.
Tenho um Sandero e até agora os maiores problemas são relativos aos barulhinhos dentro do carro e só.
Vi o seu relato e achei uma coisa interessante. Quando dirigia entre Rib Preto - Sertãozinho meu carro ficou desgovernado, vindo a bater em uma mureta de contenção do lado direito.No caso, estava com Corsa modelo novo...
GM tem ótimos motores, mas ainda prefiro segurança e achei isso no Sandero, pois p meu é completo com AB e ABS...

Anônimo disse...

Olá, me sinto lesada também. Adquiri um Stepway 2012/2012 e de uns tempos pra cá o carro só está me trazendo problemas. Hoje ele simplesmente fez um barulho horroroso quando liguei, as luzes se apagaram e o carro ficou com o motor pulando durante 5 minutos sem a chave estar na ignição... e ainda fumaçou e queimou algo lá. Pensei que o carro iria explodir. Estou extremamente decepcionada com o carro!! Amanhã o guincho levará o carro para a CSS. Evitem Renault!! Serviço ruim, carro caro com jeito de popular e peças também caras.

Aline Garcia disse...

Olá, lamento o que aconteceu com você, sou mais uma pessoa lesada com a empresa Renault, e com essa garantia que não passa de uma farsa, já que tudo que acontece nos veículos da Renault são causas externas, é incrível uma montadora multinacional como muitos defendem chegar a esse patamar com a qualidade e o descaso que eles tem com os clientes. E pra quem defende a empresa é porque não possui um veiculo da marca ou porque teve a sorte de não ter nenhum tipo de problema, meu carro é zero com 8.000km rodados e simplesmente saiu da minha garagem no guincho por nem ligar, e a empresa não se responsabiliza pelo defeito do carro e ainda usa algo que não tem nenhuma ligação com o defeito para colocar a culpa do problema em mim.
Simplesmente uma péssima empresa que por mim, e por tantos outros que vejo não deveria estar no mercado.
Agradeço a oportunidade de desabafo.