domingo, 30 de maio de 2010

Dennis Hopper: 1936 - 2010


O ator americano Dennis Hopper, que se tornou ícone ao dirigir e estrelar o clássico de 1969 "Sem destino" ("Easy Rider"), morreu às 12h15m (horário de Brasília) deste sábado, em decorrência de um câncer de próstata. Hopper tinha 74 anos e faleceu em casa, em Los Angeles, cercado por familiares e amigos.

Em uma carreira de mais de 50 anos, Hopper apareceu ao lado de seu amigo e mentor James Dean em "Juventude transviada", ainda na década de 50, e parecia ter predileção por interpretar desequilibrados como em "Apocalipse now", "Veludo azul" e "Velocidade máxima". O ator foi indicado duas vezes ao Oscar: pelo roteiro de "Sem destino" (junto com Peter Fonda e Terry Southern) e pela interpretação de um professor de basquete de uma escola de ensino médio no drama "Momentos decisivos", de 1986.

"Sem destino", filme que, confesso, nunca assisti, fez parte do movimento "Nova Hollywood", o qual revelou jovens e grandes talentos como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Brian De Palma e Steven Spielberg, entre outros. De baixo orçamento, "Sem destino" levou às telas dos cinemas o consumo de maconha, cocaína e popularizou os motoqueiros cabeludos com suas motos Harley-Davidson. "Nós tínhamos atravessado a década de 60 e ninguém tinha feito um filme sobre fumar maconha sem matar um monte de enfermeiras", disse Hopper è revista "Entertainment Weekly" em 2005. "Eu queria que 'Sem destino' fosse como uma cápsula do tempo sobre aquele período", completou. Na realidade, ele próprio foi um consumidor voraz de drogas, o que resultou em várias internações para reabilitação.

Dennis Hopper e Peter Fonda se juntaram na tela com um até então desconhecido Jack Nicholson como um advogado alcoólatra, mas o ambiente de filmagens não foi nada harmonioso. Hopper tratou a todos com brutalidade e Fonda o descreveu mais tarde como um "pequeno fascista louco". A amizade dos dois acabaria ali.


(Hopper ao receber, recentemente, a sua estrela na Calçada da Fama)

Hopper descobriu a doença em setembro do ano passado, mas continuou trabalhando até o fim. Interpretava o personagem Ben Cendars na série de TV "Crash" e estava se dedicando a um livro de suas fotografias. Os últimos meses do ator foram consumidos por um tumultuado divórcio com sua quinta mulher, Victoria Duffy (os muitos divórcios são mais um indício de seu temperamento difícil). Seus vários casamentos incluem uma união de apenas oito dias com Michelle Phillips, do grupo The Mamas and The Papas, na década de 70. Dennis Hopper deixou quatro filhos.

Como promessa que faço a mim mesmo, vou procurar assistir a "Sem Destino" em breve.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: