sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Homem das Mil Caras




Faço uma pausa no cinema para postar um texto de minha autoria sobre a atual conjuntura das eleições. Não dá mais para aturar certas coisas. O texto surgiu em resposta a um e-mail que recebi com um artigo do pseudo-cineasta e pseudo-cronista Arnaldo Jabor. Segue:


Ah, mais um dos textos do Jabor, um cineasta incrível, que sempre quis ser Truffaut, mas só conseguiu ser Arnaldo Jabor... Nele, destila toda a sua veia de grande cronista (merecia o Nobel, não acham?), digna das elites paulistas virtuosas que querem voltar ao trono do qual nunca poderiam ter saído (ainda mais para colocarem um metalúrgico no lugar) via José Serra, o homem das mil caras, e o PIG, aquele grupo da imprensa (como Veja, Globo, Folha...) que só publica notícias com total isenção, sem distorcer fatos e mostrando sempre os dois lados da balança. De Erenice Guerra, 1435 manchetes, mesmo que para isso se valha de informantes com um certo Qúícoli, com condenação criminal nas costas e dono de uma suposta empresa de fundo de quintal, o qual queria um empréstimo de bilhões junto ao BNDES. O PIG argumenta que ele não recebeu o empréstimo porque não pagou propina ao filho de Erenice. Que absurdo, não é? Que coisa mais sem escrúpulos o BNDES não emprestar bilhões a uma empresa de fundo de quintal!!! Para que serve o BNDES, afinal? Apenas para emprestar a empresas sólidas, que forneçam garantias de pagamento? "Que horror", diria o Diogo Mainardi! O tal Quícoli depois desmentiu tudo, mas o Diogo e seus colegas bastiões da probidade administrativa esqueceram de divulgar esse detalhe mínimo. O que importa, se ele desmentiu muita coisa, né? O que vale é a versão, não os fatos.

O Diogo adora falar do mensalão do PT, mas esquece que esse mesmo esquema surgiu via tucanato de Minas Gerais, com um certo Eduardo Azeredo. Falando em tucanos: eles queriam colocar como vice do Serra um tal de Arruda lá do Distrito Federal que, dizem as más línguas (ou boas, quem sabe?), foi pego colocando dinheiro público na meia. Ia ser a dupla dos dois carecas, no melhor esquema vote num careca e leve dois. Mas o Diogo, que trabalha para uma certa revistinha muito popular entres aqueles da classe média que se julgam muito inteligentes (já mencionada acima), vive esquecendo de mencionar esse fato. Afinal, ficou melhor assim: antes um índio do que um careca como vice, não é verdade?

Esse Índio (melhor assim, com maiúscula, para não ofender os índios) escolhido pra vice percebeu que Serra não conseguiria enfrentar a candidata de Lula apenas com seu discurso meia-boca de que o Brasil pode mais. Daí bolou uma estratégia infalível: contatar grupos neo-nazistas para espalhar e-mails na internet jogando temas como o aborto na pauta da eleição. Afinal, ela já afirmou que era a favor da descriminalização do aborto! "Vai ficar nas cordas"! O Serra agora adicionaria mais uma cara às suas mil até então existentes: o de neo-carola! Mesmo que para isso fosse necessário esquecer que ele próprio regulamentou a prática do aborto na rede pública de saúde... Ora, mas é só mais uma cara. Uma a mais e outra a menos, não faz mal, né? 1001 dá até pra virar livro e faturar um bocado com o título: "Mil e um caras de José Serra para ver antes de morrer". Com o apoio de padres e pastores de comportamento medieval, e da ilustre esposa do careca que saiu espalhando por aí que "Dilma mata criancinhas", conseguiram levar a eleição para o segundo turno. O povo brasileiro é assim mesmo, adora um boato. Foi assim que Collor derrotou Lula em 2002, lembram? Com um monte de boatos.

Opa, mas surgiu um problema: nem todo mundo é protestante ou católico! Putz, e agora? Seguimentos como os dos homossexuais iriam deixar de votar no Zé Faz Tudo (segundo o próprio, foi ele que fez os genéricos, o celular, a dinamite, o automóvel, a luz elétrica, descobriu o Brasil e escreveu a primeira carta). Não pode, né? Então, o Zé Chirico abandona (ou não) sua carapuça de carola e diz que é favor da união de homossexuais! Ué, mas os padres e pastores não estavam dizendo que ele era o homem que iria preservar os "bons costumes"? Como ficarão os seus rebanhos agora? Nenhum problema, né? Afinal, o Zé Pedágio, mesmo sendo a favor do casamento gay, continua sendo um homem de Deus. Essa é só mais uma de suas mil faces (já são 1002), não tem problema! Um homem santo desses pode falar o que quiser, até dizer que a culpa da péssima situação da educação em São Paulo, estado que governou por 3 anos e meio (e que está há 16 anos nas mãos do seu partido), é dos nordestinos que migram para um território que só deveria ser de uma elite branca, paulista e rica. Sem espanto! Essa só mais uma cara do velho Zé, como ele gosta de ser chamado atualmente (1003). Ele mesmo já disse: "sempre convivi com nordestinos com muita normalidade"... É normal "conviver com nordestinos", né não? É que pro Zé é o seguinte: educação se resolve mandando a polícia bater nos professores quando eles fazem greve. Seu colega FHC sempre disse que o Brasil estava repleto de vagabundos e vagabundo se trata com cacetada! É isso aí! Marreta nos professores!

Os seus assessores também não achavam legal a imagem de privatista que ele adquiriu, com todo o merecimento, durante os anos de governo FHC e de seu próprio (des)governo em São Paulo. Daí começaram a dizer que ele é um grande estatista. Até o próprio Zé começou a acreditar nisso e disse que tem uma relação muito próxima com a Petrobras (que queriam transformar em Petrobrax durante a gestão tucana na presidência). Ele só não contava que seu velho amigo FHC fosse dar entrevistas por aí dizendo que ele, Zé, era o que mais insistia em privatizar as estatais durante os oito anos de seu governo! Que maldade, FHC! Por que fazer isso com seu velho companheiro de lutas? Vocês não estudaram juntos? Ah, não, esqueci! Zezinho não concluiu curso superior... Formou-se tecnólogo em um curso de Economia da Cepal e conseguiu pós graduação nos EUA porque lá não se exigia graduação para se fazer uma pós. Mas, nada de mais colocar isso no currículo! Afinal, Zezinho não se formou porque teve que fugir pro Chile (ou quis fugir) por ter integrado a AP (Ação Popular), grupo responsável por ações armadas durante o governo militar. Nada contra. Afinal, estava lutando pela democracia. Mas por que então ele critica tanto a sua adversária por ela ter participado de movimentos contra o regime militar? Ah, já sei, mais uma das caras do Zezinho! Tudo bem! Agora são 1004!

Qual será a 1005? Ah, lembrei! Ele disse que não conhecia o Paulo Preto, o tesoureiro do PSBD responsável pelo sumiço de 4 milhões do caixa 2 da campanha tucana... Mas... ele não estava do lado do Serra na inauguração do Rodoanel? Zezinho tinha esquecido dele... Aliás, a Globo também tinha esquecido disso tudo, já que só hoje lembrou-se de veicular no Jornal Nacional a existência desse "factoide absurdo contra o Zezinho". De qualquer forma, é como eu sempre venho dizendo: coisas do Zé Chirico! Ele tem muitas faces, mais de 1000! Ele pode tudo!

Zé Chirico, você não sabe o quanto eu admiro seu poder de interpretação! Como um homem pode ter 1005 faces? Ah, pode ter mais? Estou aguardando ansiosamente pelas 1006ª, 1007ª...

De um admirador que sempre acreditou que você ainda vai levar o Oscar!

Fábio Henrique Carmo.

P.S. Todas as informações acima podem ser pesquisadas na internet. Nada foi inventado por este que vos escreve. Se quiserem conferir, é só se valerem do nosso amigo Google! Abraço!




Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: