segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cinema Com Pimenta - 3 anos!


É isso aí. Há exatos três anos, no dia 11 de julho de 2008, com a postagem da resenha sobre “Wall-E”, surgia o “Cinema Com Pimenta” como uma forma de publicar os textos que eu escrevia sobre os filmes, que via em enviava por e-mail para alguns amigos. Alguns destes davam a sugestão de criar um blog enquanto outros perguntavam porque eu não publicava em jornais. A ideia de publicar em periódicos nunca me agradou, já que iriam podar meus textos para caber no formato e limitações editoriais. Ademais, escrevo minhas linhas por paixão e não por vontades ou necessidades financeiras. A alternativa do blog se tornou, desta forma, a melhor, já que eu poderia escrever livremente e de acordo com o meu tempo disponível.

Mas é claro que os desafios se apresentaram de maneiras diversas. Como esta não é a minha atividade profissional, é frequente ter que driblar a falta de tempo para manter este espaço atualizado. E também, por vezes, é preciso superar a ausência de inspiração. Há filmes que terminamos de ver e já sabemos tudo que iremos escrever, enquanto em outros casos as palavras parecem sair a fórceps. Todavia, apesar dos obstáculos, a cada comentário postado pelos leitores me sinto recompensado por todo o esforço. Muito melhor do que qualquer possível retribuição financeira, que eu poderia receber em outros meios, é a força dada por aqueles que também vivem o cinema. Dia desses, li que Rubens Ewald Filho valoriza muito o trabalho dos blogueiros. “Eles escrevem com paixão”, disse o crítico. Acredito que cada cinéfilo blogueiro sabe o quanto de verdade existe nessa frase.

Bem, como forma de lembrar o aniversário, coloco abaixo uma sequência famosa e marcante de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. Durante muito tempo considerei este o melhor filme de todos os tempos. Talvez hoje ele não ocupe o posto no meu ranking (nem sei exatamente que filme eu definiria, neste momento, como o melhor já realizado), mas, com certeza, ele tem e sempre terá lugar cativo no meu top 10. Cheio de pretensões, mas brilhante em igual medida, “2001” é uma experiência que sempre perderá se transformada em palavras. E isso me faz dispensá-las agora. Se você ainda não teve a felicidade de apreciar esta verdadeira pérola de genialidade gerada por Stanley Kubrick, um dos raros filmes que nos atingem da mesma forma que uma música ou uma pintura, aí segue um aperitivo. Mas o melhor mesmo é assistir à obra por completo.

Por fim, fica aqui o meu muito obrigado para todos aqueles que acompanham o Cinema Com Pimenta. Um grande abraço e que Deus abençoe a todos!



Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

renatocinema disse...

Parabéns pelo aniversário....começou bem.

Adoro o filme Wall-E. Acho que foi pouco valorizado. Uma pena.

Fábio Henrique Carmo disse...

Renato, obrigado! Wall-E realmente é ótimo, principalmente a sua primeira metade, que é mesmo linda!

Sandra disse...

Fábio

Parabenizo pelo aniversário do blog e mais que isso pelo seu esforço que vejo de perto em mantê-lo atualizado sempre que possível...
Um grande abraço e lembre-se: Te amo muito... e é com voce que quero estar sempre.

Sandra

Fábio Henrique Carmo disse...

Sandra, minha Linda, muito obrigado! Você realmente é maior testemunha do meu empenho constante e dedicação a este espaço!

Também quero ter você sempre ao meu lado, compartilhando essas dificuldades do dia a dia. Te amo demais! Beijo na sua alma!

Alan Raspante disse...

3 anos, já?? Eita! Acho necessário dizer que o "Cinema com Pimenta" é um dos melhores blogues sobre cinema. Completo e apaixonante, no que diz respeito a sétima arte.

Parabéns pelo trabalho realizado e vida longa ao blogue O/

Fábio Henrique Carmo disse...

Alan, muito obrigado pelo elogio! São desses estímulos que nós blogueiros nos alimentamos! Dizer que é "completo" talvez seja um pouco exagerado, mas eu me esforço para ao menos tentar algo assim. Ah, e o seu blog também é ótimo! Abraço!

Anônimo disse...

Parabéns, Fábio! Por compartilhar sua paixão com todos. Apesar de nunca comentar, sempre passo por aqui quando tem novidade interessante ou polêmica em cartaz. Saber a opinião do mestre. rsrsrs
Luciana Fernandes Rego.

Cristiano Contreiras disse...

Você sabe o quanto gosto desse blog aqui! Quero parabenizá-lo!Que venham mais 3 anos ou mais! De muitos bons textos pra comentarmos e, claro, refletirmos cinema da melhor forma possível. Abraço!

Anônimo disse...

3 anos e eu só achei agora? Porra! Mas belezinha estarei por aqui sempre.

Fábio Henrique Carmo disse...

Cristiano, obrigado! Sim que venham mais 3 anos de muitos filmes e possamos compartilhar e discutir aqui esta grande paixão que é o cinema! Grande abraço, amigo!

Cleber, bom saber que este espaço tem mas um leitor. Seus comentários serão sempre bem-vindos!