quinta-feira, 24 de julho de 2008

Filmes Para Ver Antes de Morrer

Continuando a série, olha o Dustin Hoffman ainda garoto.

A Primeira Noite de Um Homem

(The Graduate)

Retrato de um novo tempo


De início, logo escutamos as notas de “The Sound Of Silence”, interpretada por Simon & Garfunkel. Em seguida vemos Benjamim Braddock, personagem do então desconhecido Dustin Hoffman, caminhando em uma esteira rolante de um aeroporto, enquanto são mostrados os créditos iniciais do filme. A expressão de Ben mostra toda o medo e solidão por que está passando. É assim que somos introduzidos ao universo do personagem central de “A Primeira Noite de Um Homem”, clássico dirigido por Mike Nichols em 1967.

Logo em seguida, ficamos sabendo que Ben é um recém formado, com ótimas notas, obtendo grande destaque acadêmico. Sua família considera-o um gênio, um orgulho a ser exibido para todos os parentes e amigos. Só que Benjamim, como todos os jovens, está longe de ter a mesma confiança que seus pais.

Todos que já viveram esta situação sabem com é. A família, os amigos, conhecidos, esperam sua plena realização profissional, com os maiores louros que uma carreira possa trazer. Todavia, na realidade, sua mente é um amontoado de dúvidas e incertezas. O que fazer dali em diante?

Em meio a todo este turbilhão, Ben conhece Mrs. Robinson (Anne Bancroft, ótima, em um dos papéis femininos mais famosos do cinema), esposa do sócio de seu pai. E esta, utilizando-se de todas as armas de mulher experiente, seduz com relativa facilidade o marinheiro de primeira viagem que é o nosso protagonista.

Ocorre, então, o rito de passagem: Ben deixa de ser o adolescente inseguro, confuso, e torna-se o homem autoconfiante, a ponto de enfrentar seus pais e seguir sua vontade. Claro, isso ocorre aos poucos, ao longo dos meses em que mantém um tórrido caso com Mrs. Robinson.

Tudo complica quando Benjamim é apresentado à filha de sua amante, Elaine. A contragosto de Mrs. Robinson, ambos se apaixonam. E daqui em diante, não é bom contar mais, para não perder a graça para os que não assistiram.

O que se faz importante dizer é que Mike Nichols construiu um retrato de uma geração e, por que não dizer, de todas as futuras gerações. A descoberta do sexo e do amor não ocorreu apenas nos anos 60, mas em todas as gerações posteriores. Depois dos anos 60, a descoberta se tornou palavra de ordem. É isso que os jovens fazem até hoje: descobrir. E descobrir de verdade, com os seus próprios passos, sem as rédeas paternas, como ocorria nas décadas anteriores.

Além de toda a riqueza de significado, o filme é um exemplo de como deve ser realizada uma obra da sétima arte. Direção segura e objetiva, fotografia criativa (memorável a seqüência em que Ben, com uma máscara de mergulho no rosto, cai na piscina e nos é mostrado exatamente o ponto de vista do personagem), roteiro impecável e, talvez o melhor de tudo, a inesquecível trilha sonora de Simon e Garfunkel. Quem nunca ouviu “Mrs. Ronbinson”? E a citada “The Sound Of Silence”? Uma das melhores trilhas de toda a história do cinema, sem dúvida. Ah, e Dustin Hoffman desponta como um dos grandes atores de sua geração. Seu primeiro papel como protagonista já lhe renderia sua primeira indicação ao Oscar.

Bem, o que resta a dizer é que esse é um filme obrigatório para quem tem interesse na sétima arte. Uma referência essencial, para dizer o mínimo. E mesmo para quem vê cinema apenas como diversão, é melhor se divertir com esse aqui do que com qualquer outra comédia estadunidense que esteja passando em alguma sala perto de sua casa.

Bons tempos em que as comédias terminavam não com uma piada retardada e escatológica, mas com um olhar de interrogação para o futuro: e agora? Depois de tudo, da liberação de todas as amarras, do amor livre, do sexo sem culpa, da independência com relação a um mundo cheio de regras e limitações , o que faremos? Foi essa a pergunta feita a toda geração sessentista ao fim de “A Primeira Noite de um Homem”. E que nos continua sendo feita até hoje.

Classificação: ***** (cinco estrelas)
Nota: 10,0

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Bauducco disse...

Filmaço. E muita gente aqui no Brasil pensa que é sobre um jovem rapaz sacana que se envolve em estripulias mil por causa de uma mulher mais velha. Graças, claro, ao "genial" título "A Primeira Noite de um Homem".

Fábio Henrique Carmo disse...

Hahhahahaha! Tenho que concordar com você que o título em português leva a pensar isso mesmo. Muito embora não seja de todo inadequado. Mas a verdade é que tradução literal também não ficaria boa. Aliás, tive até a idéia agora de fazer uma seleção de títulos em inglês e português que não possuem qualquer relação. Uma das postagens futuras, provavelmente!

Abraço, cara!